Gran Maître
PT | EN | ES
Paulo Gustavo
Melhor direção de arte: o curta Meu Pai e a Praia conquista seu primeiro prêmio

Melhor direção de arte: o curta Meu Pai e a Praia conquista seu primeiro prêmio

por Gran Maître Filmes
1 de Maio de 2025
O curta foi premiado no festival XX Panorama Internacional Coisa de Cinema

O curta-metragem "Meu Pai e a Praia", de Marcos Alexandre, recebeu o prêmio de Melhor Direção de Arte no XX Panorama Internacional Coisa de Cinema (2025), realizado em Salvador. Alice Braz foi a responsável pela direção de arte do filme, com o apoio do Nimbus VFX Studio. 

 

O diretor Marcos Alexandre celebrou a conquista de seu filme afrofuturista como um marco para o audiovisual de ficção científica feito na Bahia. “’Meu Pai e a Praia’ nasceu da vontade de imaginar uma Salvador futurista. Ganhar esse prêmio mostra que é possível fazer sci-fi com baixo orçamento, criatividade e uma equipe colaborativa”, afirmou.

 

O curta retrata uma Salvador futurista onde Kinho, personagem principal,  fica desapontado quando seu pai não pode levá-lo à praia. No entanto, no dia seguinte, um androide idêntico ao Pai aparece e o leva à praia.

 

"Optei por utilizar elementos da ficção científica, como hologramas e naves espaciais, sem nunca perder o cerne da história: o desejo genuíno de Kinho em estar ao lado do seu pai.", completou. 

 

O grande destaque vai para a direção de arte de Alice Braz, que também já foi premiada em outro curta do mesmo diretor, em Caluim.

 

Responsável por dar vida à estética do filme, a diretora de arte trabalhou em conjunto com a Nimbus VFX Studio, que realizou o seu primeiro trabalho no cinema. "Meu Pai e a Praia foi o filme que incentivou a fundação do estudio Nimbus VFX. Parceria muito importante com a Gran Maître Filmes e Sujeito Filmes. Essa narrativa abriu caminhos para inúmeras outras que vieram e virão", declarou o sócio. 

 

A realização da obra recebeu apoio da FGM, contemplado através do edital Salvador Cine. A produtora, até então, só havia realizado projetos com recursos próprios através do coletivo de cinema, e a premiação possibilitou a realização da sua primeira obra com recursos. 

 

“Foi muito bonito ver tudo tomando forma, desde o figurino até os efeitos visuais. Esse prêmio é coletivo e representa o início de uma jornada importante para todos nós", concluiu o diretor.